A luta continua

Reinaldo Figueiredo exalta a constante batalha de Mingus em defesa de sua arte

Para ser lido ao som de Charles Mingus em Devil’s Blue

Arte: Reinaldo Figueiredo

Todo mundo sabe que Charles Mingus sempre foi um músico militante e combativo. Participou da luta pelos direitos civis, lutou pelo fim da segregação racial e por mais justiça social. Mas também sempre lutou contra os sem-noção que insistem em falar alto durante os shows de jazz.

Uma das batalhas mais impressionantes dessa guerra aconteceu no Canadá, em 1961, durante uma temporada do seu quarteto num jazz club de Vancouver chamado The Cellar. Como acontecia em muitas ocasiões, Mingus pedia ao público que evitasse falar alto durante as apresentações. Mas nem sempre as pessoas atendiam aos seus apelos. Num dos shows dessa temporada em Vancouver, tinha uma mesa com alguns rapazes que falavam muito alto e não estavam nem aí para a música de Charles Mingus. Depois de vários pedidos de silêncio não atendidos, o contrabaixista, famoso por seu temperamento irascível, foi tomado por uma fúria incontrolável e, de repente, largou seu instrumento no palco e partiu em direção à mesa dos barulhentos. Mas, antes, passou pelo banheiro do estabelecimento e saiu de lá com um desentupidor de privada, que brandia como se fosse uma clava. O bravo guerreiro Mingus tentou atingir o cara que parecia ser o “dono” da mesa. Mas o sujeito, que era ágil e muito forte, conseguiu se desviar do golpe e segurou a mão de Mingus. O músico, que também era um peso-pesado, deu o troco e jogou o adversário no chão. Aí entrou em cena a turma-do-deixa-disso, e o entrevero terminou ali mesmo, antes de se transformar numa tragédia de grandes proporções. Os rapazes fortões foram embora e Charles Mingus voltou ao palco para terminar sua apresentação.

No dia seguinte, a notícia sobre a batalha de Vancouver estava na primeira página do jornal local. Só então Mingus e seus músicos ficaram sabendo que aqueles rapazes marombados eram jogadores de um famoso time de futebol americano do Canadá, o BC Lions.

Depois da publicidade grátis, os outros shows de Charles Mingus nessa temporada no Canadá tiveram lotação esgotada. Mas infelizmente não sabemos se o público que lotou esses shows foi lá para apreciar a música de Charles Mingus ou para presenciar mais uma luta desse campeão do jazz.


Playlist AmaJazz Especial 100 anos de Charles Mingus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.