Gigolô do swing

Daniel Soares escreve sobre Louis Prima, sinônimo de uma interpretação musical repleta de alegria e de irreverência

Para ser lido ao som de Louis Prima & Keely Smith em Just a Gigolo/I Ain’t Go Nobody

Foto: Wikimedia/Commons

As ruas New Orleans nos anos 30 estavam tomadas por música. Jazz em profusão, sapateadores e cantores em cada esquina, músicos experientes, pequenas bandas tocando por alguns trocados, clubes enfumaçados e com forte cheiro de uísque e salões com muita, muita gente dançando.

Foi nesse cenário Louis Leo Prima, de família siciliana, e que chegou a morar na Argentina, despontou para o mundo das grandes bandas de swing da época. Seu irmão, Leon, já tinha algum nome em New Orleans e não tardou para que Louis também ganhasse reconhecimento com a sua Louis Prima’s New Orleans Gang. Trompetista de mão cheia, Prima nasceu em 7 de dezembro de 1910 e, aos 24 anos, foi para Nova Iorque, quando passou a frequentar grande clubes de jazz e apenas dois anos depois emplacou um dos maiores sucessos do gênero, Sing, Sing, Sing, uma das mais regravadas canções de swing.

Não apenas sua banda chamava a atenção nos palcos. O próprio Prima era um show completamente a parte: sua voz rouca, algumas vezes comparada a de Louis Armstrong, aliada ao sotaque italiano (que ele fazia questão de manter) e as diversas caretas e trejeitos logo fizeram dele um ídolo dos salões. Sempre bem-humorado, de sorriso largo, Prima fazia constantes piadas com os músicos, ou contando anedotas que, invariavelmente, tinham sua origem italiana como tema. Numa performance de Louis Prima, com certeza você dançaria muito, mas também as risadas eram garantidas.

Não demorou também para que Hollywood aproveitasse o talento de Prima. Morando em Los Angeles e no comando da Famous Door, uma das boates mais badaladas da época, Prima dividiu sets de cinema com nomes como Bing Crosby em O Último Romântico, de 1936, e aparecendo como ele mesmo em diversas produções. Além disso, seus êxitos em disco começaram a figurar nas telas e em gravações de nomes consagrados como Benny Goodman. Prima tocou com dezenas de músicos de alto nível, como o saxofonista Sam Butera, o clarinetista Pee Wee Russel e o baterista Jimmy Vincent.

Em 1949 passou a dividir os palcos com a cantora Kelly Smith que, mais tarde, se tornaria sua quarta esposa. Juntos, gravaram grandes sucessos e, em 1959, receberam o Grammy de Melhor Performance de Grupo Vocal, por That Old Black Magic. Em 1967, Louis Prima foi a voz do Rei Louie, o orangotango boa praça na animação Mogli – O Menino Lobo, da Disney. No embalo, Prima gravou dois álbuns tendo o filme como tema principal.

Louis Prima deixou marcas que ainda hoje são reverenciadas. Um dos seus maiores sucessos, Just a Gigolo/ Ain’t Got Nobody, gravada em 1945, ganhou uma versão pop nos anos 80 na voz de David Lee Roth, do Van Halen. Embora a versão de Prima seja uma das mais conhecidas, Just a Gigolo é uma adaptação de um tango do final dos anos 20, e I Ain’t Got Nobody foi escrita em 1915. Louis foi quem juntou as duas canções para uma apresentação especial e fez sua gravação em 1956, que acabou se tornando sua assinatura. Mas sua orquestra deixou gravações memoráveis, como Cheek to CheekBirth of the BluesCaldonia e Hey Boy! Hey Girl, já com vários elementos de rockabilly. Outro sucesso de Louis Prima foi Jump, Jive and Wail, regravada por  Brian Setzer & Orchestra em 1998. Em 2015, Setzer pôde contar com a participação de Louis Prima Jr, também cantor, numa das apresentações, homenageando o pai, num lugar simbólico, o Count Basie Center of Arts, em Nova Jersey.Em 1973, Louis Prima sofreu um ataque cardíaco e, logo depois, foi diagnosticado com um tumor no tronco cerebral. Morreu em 24 de agosto de 1978, após três anos em coma devido a uma hemorragia cerebral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.