Dex e Griff: dois gigantes

Roberto Muggiati desfia mais um retalho da sua colcha proustiano-jazzística. Suas madeleines são todas musicais

Para ser lido ao som de Light Blue, com Thelonious Monk e Johnny Griffin  e Dexter Gordon em Doin’ Allright 

Adoro a fase Five Spot do Monk (www.youtube.com/watch?v=ZgcOTFNzw9A). E acho que de todos os tenores que tocaram com ele – John Coltrane, Sonny Rollins, Charles Rouse – Johnny Griffin foi o mais afinado (e afiado).

Em minhas memórias vou lembrar os primeiros tempos de Londres, em 1962. O primeiro dia que acordei, num pequeno Hotel off Trafalgar e fui às ruas – era uma segunda-feira, 6 de agosto, um Bank Holiday, um dia cinzento e a cidade em preto-e-branco, os newsstands estavam coalhados de cartazes em letras garrafais “MM DEAD”. Em outubro teve um mês de Dexter Gordon no velho Ronnie Scott’s, na Wardour Street, Soho, um alçapão subterrâneo sem janelas.

Em novembro foi a vez de outro tenor que se exilava na Europa, o Little Giant – você não imagina a sensação de ouvir Dex e Griff a dois, três metros de distância, sendo aspergido por gotas do seu suor sagrado. Passei a noite de 6 outubro, um sábado – eu fazia 25 anos – ouvindo Dexter. Na época ele tocava o repertório do LP Doin’ Allright (www.youtube.com/watch?v=k_b0XPaXKh4), em que a faixa-título é uma composição de George e Ira Gershwin.

Ao sair, não tinha mais ônibus nem metrô, táxi era caríssimo, fui a pé para casa, percorrendo todo o Mall de asfalto-cor-de-rosa, porque era a avenida do Palácio da Rainha. Eu já morava no meu primeiro quarto londrino, em Collingham Gardens, Kensington, estação de metrô Gloucester Road (Gláster Road, que os principiantes pagavam o vexame de pronunciar Gloucéster….). Em tempo, o baterista do Five Spot era o Roy Haynes, que ainda está por aí castigando pratos e couros com a arte e o vigor de sempre. Na última sexta-feira 13 ele completou 95 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.