A certeza de que ninguém cantava como ela

Afinada, inspirada e com um talento inato para se cercar pelos melhores músicos, Elis Regina revolucionou a história do moderno canto brasileiro   

Para ser lido ao som de Elis Regina em Cai Dentro de Baden Powell e Paulo César Pinheiro

Foto: Wikimedia/Commons

Se cantasse em outro idioma – inglês, por exemplo – e não numa língua que é falada em pouco mais de meia dúzia de lugares em todo o mundo, Elis Regina Carvalho Costa não teria sido apenas a maior cantora brasileira – e, sim, a maior cantora do planeta. Essa certeza começava por ela mesma. Quando foi assinar um dos seuss primeiros contratos – com menos de 20 anos de idade – deixou o produtor atônito com o cachê exigido justificando que pedia aquilo porque cantava melhor do que Barbra Streisand. 

Afinada, inspirada e com um talento inato para se cercar pelos melhores músicos, Elis revolucionou a história do moderno canto brasileiro numa dimensão só comparável a João Gilberto. Não é pouco para um país que já tinha Elizeth Cardoso como um referencial e que na mesma época do aparecimento de Elis viu surgir também Nana Caymmi, Gal Costa, Maria Bethânia e Nara Leão. 

Descobridora e/ou alavanca de algumas das principais carreiras musicais do País, Elis foi a responsável pelo lançamento de João Bosco e Aldir Blanc, Ivan Lins, Edu Lobo, Gilberto Gil e Belchior. Deu a Tom Jobim a mais elevada interpretação que seu songbook já mereceu e em menos de duas décadas de carreira foi responsável por interpretações insuperáveis em canções como Atrás da Porta, de Chico Buarque, Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Aos Nossos Filhos, de Ivan Lins e Vitor Martins e Dois pra Lá, Dois pra Cá, de João Bosco e Aldir Blanc. 

Tímida que se camuflava num disfarce de desaforada, Elis sabia manifestar generosidade, como ao dizer que se Deus cantasse cantaria com a voz de Milton Nascimento. É provável que nesse caso, ele devolvesse o elogio. 

Autor: Márcio Pinheiro

Jornalista, roteirista, produtor cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.