Ron Carter multiplicado por quatro

A imensa discografia de um dos maiores nomes do jazz resumida em quatro discos completos

Para ser lido ao som de Ron Carter em De Samba, do disco Anything Goes

ANYTHING GOES

Raro e pouco conhecido disco da fase funky jazz do contrabaixista, Anything Goes é também um dos poucos discos do Kudu, selo pertencente a CTI de Creed Taylor e que por um curto período reuniu nomes como Grover Washington Jr., Idriss Muhammad, Lonnie Smith, Grant Green além do próprio Ron Carter. Destaque para a versão pré-discothéque do clássico tema de Cole Porter e também para a pulsante Keep Your Eye on the Sparrow, tema do seriado Baretta.

ETUDES

Disco que reúne um inspirado quarteto – com Ron Carter acompanhado pelo velho parceiro Tony Williams (bateria) mais o suave e cool Art Farmer (trompete e flugelhorn) e Bill Evans (o saxofonista, não o pianista) –, Etudes é delicado e sofisticado, destacando o lado compositor do contrabaixista, presente em quatro das seis faixas – as outras duas são de Tony Williams. Ouça com atenção o tema de abertura, Last Resort.

ALL ALONE

Só um músico plural é capaz de ser original sem ser cansativo num disco só de contrabaixo por quase uma hora. Assim como Etudes, All Alone também valoriza o talento de Ron Carter como compositor mas realça principalmente a qualidade de instrumentista: um contrabaixista que consegue ser ao mesmo tempo acompanhante e solista.

ORFEU

Orfeu, a começar pelo título, é um dos discos em que Ron Carter mais se aproxima da música brasileira, uma de suas grandes paixões. Além de admiração, Ron Carter mostra conhecimento, já que trabalhou ao lado de Tom Jobim, Oscar Castro Neves, Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Airto Moreira. Grande sonoridade na linha bossanovística, Orfeu consegue ser original até em mais uma das versões para Manhã de Carnaval.

* Esse texto marca também a estreia na AmaJazz de Juan Esteves, querido amigo de São Paulo e um dos melhores fotógrafos do Brasil. Obrigado, meu velho, pela confiança e pelo apoio. A AmaJazz ganha muito com o teu olhar.

Autor: Márcio Pinheiro

Jornalista, roteirista, produtor cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.