Johann Sebastian Jazz

Marcos Abreu homenageia o recentemente falecido Jacques Loussier, pianista que deu uma leitura jazzística à música de Bach

Para ser lido ao som de Jacques Loussier Trio

Foto: Jose Luis Lopes/Wikimedia Commons
Foto: Jose Luis Lopes/Wikimedia Commons

Entre um LP de César Camargo Mariano e outro do I-Musici encontro um LP do Jacques Loussier Trio, ops, tocando Bach. Coincidência ou não, falecido no último dia 5, aos 84 anos. Combatido por uns, amado por outros, por produzir uma mistura de gêneros, o erudito e o jazz ou o clássico e o popular, ou seria o que mesmo? Enfim, sem preconceitos, uma música fácil, agradável de se escutar, uma popularização dos gêneros quase sempre combatida.

Jacques Loussier formou seu primeiro trio em 1959, combinou seu interesse pelo jazz com seu amor por Bach. Seu projeto foi bem sucedido graças às suas habilidades técnicas como pianista e sua capacidade de improvisar. O trio de Loussier imediatamente capturou o público em shows e em uma série de quatro discos lançados pela Decca entre 1959 e 1963. Ele vendeu mais de 7 milhões de discos.

Após um período em que trabalhou com composições próprias e música para cinema, escreveu mais de 80 partituras para filmes e programas de TV,  ele volta, e em 1985 é convidado a tocar novamente as composições de Bach por toda a Europa, Estados Unidos e Japão. Esteve no Brasil em 2007. Em 2009, no cinquentenário do lançamento do primeiro LP, a gravadora Telarc lançou: Jacques Loussier Plays Bach: The 50th Anniversary Recording. Sempre gostei das gravações da Telarc, minimalistas, poucos microfones, poucas edições. Tudo muito bem gravado por Robert Woods e Jack Renner, com equipamentos de primeira qualidade, os mais recentes em SACD. Difícil é escolher entre Bach, Vivaldi, Satie, Ravel, Debussy, Beethoven, Scarlatti, Chopin, Schumann e Satie. O Jacques Loussier Trio tocou a música de todos com temas e improvisos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.