Duelo com Vinicius no camarim de Sarah Vaughan

Roberto Muggiati oferece uma pílula do Dr. Jazz com poderes de trazer à memória o seu encontro – cheio de jazz e bossa nova – com o Poetinha

Para ser lido ao som de Someone to Light Up My Life, com Sarah Vaughan

Conheci Vinicius, ou melhor, trombei com ele, na noite da estreia brasileira de Sarah Vaughan: 6 de agosto de 1959, uma segunda-feira. Foi na boate Fred’s, que ficava em cima de um posto de gasolina na Avenida Atlântica, esquina da Princesa Isabel. O tout Rio marcou presença, a mesa principal presidida pelo capitão da mídia mais poderoso da época, Samuel Wainer, com sua Danuza. Decorando a mesa, os “pombinhos” recém-casados João e Astrud Gilberto. Aquela noite foi o-último-baile-da-Ilha-Fiscal do Rio como Capital da República – Brasília se inaugurava no ano seguinte e o Rio ficava promovido a Belacap: bela, culta e charmosa, mas politicamente esvaziada.

Vinícius e um batalhão de jornalistas, do qual eu fazia parte, disputávamos a atenção da diva no seu camarim. Eu, repórter curitibano da Gazeta, com quase 22 anos; ele, colunista famoso, com quase 46 – ambos librianos de 6 e 19 de outubro. Claro, não fui páreo para o Poetinha, que já se projetava como o letrista maior da bossa nova, na crista da onda do sucesso internacional de Orfeu Negro. Tendo passado quatro anos nos Estados Unidos, na segunda metade dos anos 1940, ele conhecia Deus (Louis Armstrong) e todo mundo, incluindo Sarah Vaughan, que o deixava chamá-la pelo apelido, Sassy (“atrevida”).

mugiatti vinicius sarah

A FOTO: Bailinho na pista do Fred’s antes da apresentação da Divina Sarah, sua primeira no Brasil. No primeiro plano, sentados: 2ª da esquerda, Danuza; extrema direita Vinícius (cigarro na mão) e Samuel Wainer. Na pista, assinalado pela seta vermelha, este que vos escreve. A foto é do sumido arquivo da Manchete, tinha fotos geniais João Gilberto de terno e gravata recém casado com Astrud, da própria Sarah, mas foi vendido e sumiu. Pena que eu não confisquei antes, só peguei esta foto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s