Batera do Chico

Em show em Porto Alegre, músico avisou: “Deixa eu fazer um batuque e vocês entram quando quiserem”

Bethy Krieger no piano, Luizinho Santos no sax e clarinete, Chico Batera e Nico Lopes no baixo tocaram no Café Fon Fon (Foto: Cássia Zanon)
Bethy Krieger no piano, Luizinho Santos no sax e clarinete, Chico Batera e Nico Lopes no baixo tocaram no Café Fon Fon (Foto: Cássia Zanon)

“Baterista que fica quieto, todo mundo desconfia”, avisou Chico Batera já na metade final do show. É que até então ele não estava quieto, apenas suave, afinado com a proposta de um show bossa nova, como havia alertado no início. À frente do quarteto com o baixista Nico Bueno mais os dois anfitriões – Bethy Krieger (piano) e Luizinho Santos (sax e flauta) – Chico Batera abriu a noite no Fon Fon homenageando Tom Jobim (DesafinadoSamba de uma Nota SóGarota de Ipanema e Triste) antes de emendar com a primeira jazzística – “afinal isso é uma casa de jazz”, disse – com Someday My Prince Will Come (quando no final ficou sabendo por sua mulher, que estava na plateia, que havia sido um dos vencedores do Prêmio da Música Brasileira com a produção do disco infantil Deu Bicho na Casa). Antes de acabar o primeiro set, Batera pediu licença ao público para cantar e atacou de Slow Motion Bossa Nova, numa versão ainda mais slow, para logo em seguida fechar com uma versão de alta octanagem do seu arsenal percussivo em O Morro Não Tem Vez.

Comparando o Rio caótico da atualidade com o Rio bucólico da sua juventude, Batera abriu o segundo set cheio de saudade com um bloco que juntava RioBarquinhoAndorinha(composição pouco conhecida de Jobim do álbum Stone Flower), Fotografia e Chega de Saudade. Voltou ao jazz com All the Things You Are e encerrou com Caravan, pedindo aos parceiros: “Deixa eu fazer um batuque e vocês entram quando quiserem”.

Entraram.

Anúncios

Autor: Márcio Pinheiro

Jornalista, roteirista, produtor cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s