Programação do Sesc Jazz traz ao Brasil Dom Salvador, um dos grandes nomes da música instrumental do país e que ainda é pouco conhecido pelo público local
Para ser lido ao som de Dom Salvador Trio

Eram os dias finais de 1992 e Nova York estava gelada como normalmente fica nesta época do ano. Gelada e lotada, outra característica da cidade neste mesmo período, quando fica infestada de turistas. E eu, turista pouco afeito a viagens e a aglomerações, optei por me refugiar em um local que contrariava estas duas tendências. Ficava às margens do East River e chamava-se River Café. E o que me levava lá era minha curiosidade por ouvir o pianista da casa, já na época titular do piano Yamaha do salão por 15 anos e – muito antes disso – um nome respeitado (porém pouco conhecido) da música instrumental brasileira: Dom Salvador.
O mesmo Dom Salvador que agora, com quase 80 anos – o aniversário é no dia 12 de setembro – volta ao Brasil para ser uma das atrações do Sesc Jazz, festival que será realizado em São Paulo no final de agosto e que terá os ingressos colocados à venda a partir de hoje. Para esta temporada, Dom Salvador estará acompanhado por Daniel D’Alcântara (trompete), Jorginho Neto (trombone), Rodrigo Ursaia (sax e flauta), Sérgio Barrozo (contrabaixo) e Mauricio Zottarelli (bateria).
O que Dom Salvador apresentava no salão do River Café – e que está resumido no repertório dos dois CDs Romantic Interlude at River Café – é bem diferente de outros discos da sua fase brasileira dos anos 60 e dos primeiros discos em solo americano na década seguinte. Mas é coerente com a opção de vida que fez. Dom Salvador deixou de lado o repertório mais jazzístico e aproximou-se do cancioneiro americano (Gershwin, Cole Porter…) com algumas notas de bossa nova (Tom Jobim, principalmente) e também atendendo a pedidos dos clientes. Ficaram para trás as noitadas jazzísticas dos primeiros tempos, com muitas as gigs ao lado de Charlie Rouse (ex-saxofonista de Thelonious Monk), Ron Carter e Herbie Mann.Dom Salvador acomodou-se e no total já são 45 anos de Nova York, 42 só de River Café, onde tornou-se o mais longevo pianista do local e um dos recordistas da cidade.
Esse grande músico que poucos de seus compatriotas conhecerm é Salvador da Silva Filho – caçula de onze irmãos, filho de um ferroviário e de uma dona de casa, nascido em Rio Claro (SP) –, protagonista da primeira leva dos trios do samba-jazz. Seu começo musical foi ao lado do baterista DomUm Romão mas logo a seguir já estava à frente do Rio 65 Trio. Tocou ainda com Elis Regina e Jorge Bem. Depois, radicalizou. Já casado com Mariá, aproximou-se do funk e do soul naquele mesmo tsunami nos quais foram tragados Wilson Simonal, Toni Tornado, Tim Maia e Erlon Chaves. Com o grupo Abolição, Dom Salvador deu um sotaque brasileiro ao soul americano. Se a experiência musical seria quase perfeita – ouça o disco Som, Sangue e Raça e entenda porquê – a convivência pessoal não seria das mais harmônicas. Discreto e disciplinado, Dom Salvador – recordaria anos mais tarde numa entrevista – não se sentia à vontade com o descompromisso de muitos de seus parceiros. A separação seria amigável: os parceiros formariam dali adiante a Banda Black Rio. Salvador iria para uma pequena temporada nos Estados Unidos – e nunca mais voltou a morar no Brasil. Agora é hora de matar a saudade.
Leia também: O espírito radical | Archie Shepp em São Paulo
SERVIÇO
O Sesc Jazz será realizado de 14 de agosto a 2 de setembro pelo São Paulo, levando 22 artistas consagrados e novos de 11 nacionalidades para a capital e o interior paulistas. Entre os nomes esperados estão, além de Archie Shepp, Dom Salvador e Omar Sosa.
A programação abarca vertentes e fusões do estilo com a música erudita, blues, funk, soul, r&b, pop, rock, hip-hop, música eletrônica, samba, choro, gafieira e outras expressões regionais dos países participantes.
Além dos shows, haverá atividades de formação com artistas e críticos musicais nos Centros de Música do Sesc, nas unidades Consolação e Vila Mariana, na capital, e no Centro de Pesquisa e Formação.
- QUANDO: de 14 de agosto a 2 de setembro de 2018
- PROGRAMAÇÃO: disponível no site do sescsp.org.br
- INGRESSOS
- Venda online: no Portal do Sesc.
- Venda presencial: a partir das 17h30 de 27 de julho, nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Limite de 4 ingressos por pessoa.
- Sesc Araraquara | R. Castro Alves, 1315 | (16) 3301-7500
- Sesc Birigui | Rua Manoel Domingos Ventura, 121 | (18) 3649-4730
- Sesc Campinas | Rua Dom José I, 270 | (19) 3737-1500
- Sesc Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245 | (11) 3234-3000
- Sesc Jundiaí | Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 | (11) 4583-4900
- Sesc Piracicaba | Rua Ipiranga, 155 | (19) 3437-9292
- Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93 | (11) 3871-7700
- Sesc Ribeirão Preto | Rua Tibiriçá, 50 | (16) 3977-4477
- Sesc Sorocaba | Rua Barão de Piratininga, 555 | (15) 3332-9933
- Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141 | (11) 5080-3000
- Centro de Pesquisa e Formação | R. Dr. Plínio Barreto, 285 (11) 3254-5600
Nenhum pensamento