Flicks & Licks: I’ll Remember April

Roberto Muggiati fala sobre a canção que foi um oásis de sanidade no meio daquela loucura toda

Foto: Reprodução

Um dos mais belos e românticos jazz standards, I’ll Remember April (que ocupa o 29° no ranking jazzstandards.com) surgiu num contexto totalmente adverso, um faroeste-comédia de 1942, Ride’m Cowboy (Abbott e Costello Cowboys), com a tosca dupla de comediantes no papel de vendedores de amendoim em fuga do patrão e se disfarçando de vaqueiros sem nunca ter montado um jegue sequer. A sofisticada canção – composta em 1941 por Gene de Paul, com letra de Patricia Johnston e Don Raye – metaforiza as estações do ano para descrever o fim de uma relação amorosa e se impõe já soberana nesta primeira audição, cantada por Dick Foran, um famoso ator e intérprete da música country. Como bem definiu um crítico: “Por uns breves minutos, I’ll Remember April foi um oásis de sanidade naquela loucura toda”. Peculiaridades da “fita” (assim eram chamados os filmes na época):

• Foi rodada entre 30 de junho e 9 de agosto de 1941 em ranchos-pousada autênticos.

• Marcou a estreia de Ella Fitzgerald no cinema: ela faz várias palhaçadas num papel de cozinheira e canta o sucesso que lançou sua carreira, A-Tisket, A-Tasket.

• A beldade negra Dorothy Dandridge aparece como dançarina, sem crédito. Sua atuação em Carmen Jones (1954) lhe valeria a primeira indicação de uma negra para o Oscar de atriz principal.

• O filme foi engavetado em dezembro de 1941, quando os Estados Unidos entraram na II Guerra depois do ataque japonês a Pearl Harbor, para que Abbott e Costello pudessem fazer duas produções patrióticas rápidas (In the Navy e Keep’em Flying), sendo lançado finalmente em 20 de fevereiro de 1942. I’ll Remember April foi uma das principais canções a embalar corações e mentes naqueles primeiros anos do sangrento conflito.

Já em 1944 os letreiros iniciais do filme noir Phantom Lady rolavam ao som da canção. Em 1945, uma comédia romântica adotou a música e o título, April era o nome da heroína.

Em outro filme noir clássico, Criss Cross (Dupla Traição), no meio de uma DR incrível com Burt Lancaster, Yvonne De Carlo se senta ao piano e começa a tocar I’ll Remember April. Aqui a canção em Ride’m Cowboy: 

Uma das primeiras apresentações da canção no rádio foi a de Judy Garland, na flor dos 20 anos, em outubro de 1942, no Lux Radio Theatre:

Centenas de jazzistas tocaram e gravaram I’ll Remember April. Uma das primeiras gravações foi a da orquestra de Woody Herman, um mês depois do filme chegar aos cinemas, e alcançou um surpreendente 23º lugar (para uma banda de jazz) na parada de sucessos. Menciono apenas alguns intérpretes notáveis da canção:

Os cantores Frank Sinatra, Bing Crosby, Dinah Washington, Julie London e June Christie; Dizzy Gillespie, Charlie Parker com orquestra de cordas, Stan Getz, Miles Davis, Charles Mingus; os pianistas Erroll Garner, Ahmad Jamal, Hampton Hawes, Keith Jarrett; os saxofonistas de vanguarda Lee Konitz e Eric Dolphy. Uma das gravações mais brilhantes é a do quinteto de Clifford Brown e Max Roach no álbum de estúdio de 1956, At Basin Street, quatro meses antes da morte de Brown e do pianista do grupo, Richie Powell, num acidente de automóvel, aos 25 e 24 anos. A faixa de 9min13s, com a introdução alatinada que muitos músicos acabariam adotando, mostra como os quintetos do hard bop se esmeravam nos arranjos, tão rigorosos e complexos como aqueles das big bands. (Os arranjos do álbum foram de Richie, irmão do pinista Bud Powell. Ouçam aqui: 

Para outra versão que inclui a letra, minha escolha recai no breve e minimalista duo do trompetista Chet Baker e da cantora/guitarrista italiana Caterina Valente, como diz o nome, “bravíssima”:

O compositor da canção, Gene de Paul, tinha 22 anos quando compôs April; ele escreveu ainda, com letra do parceiro Don Raye (dez anos mais velho), You Don’t Know What Love Is (JS#53), também para um filme de Abbot & Costello do mesmo ano (Keep’em Flying), e Star Eyes (JS#87), para o filme musical de 1943 I Dood It.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.