Café da manhã com Juan Tizol

Roberto Muggiati homenageia o porto-riquenho que tocava trombone de pisto na orquestra do Duke Ellington

Arte: Daniel Kondo

Nestas tórridas manhãs de Rio 40° (sensação térmica de 50°), refresco-me na minha varanda imaginária ouvindo Juan Tizol. Adoro o porto-riquenho que tocava trombone de pisto na orquestra do Duke Ellington e compôs clássicos do jazz como CaravanPerdidoMoonlight Fiesta, Conga Brava, Jubilesta. Vou ser honesto: por café da manhã eu me refiro a uma Bloody Mary bem gelada, mexida com talo de aipo coroado por folhinhas, o coquetel inventado há cem anos no Harry’s New York Bar, que eu frequentava nas minhas noites de Paris. Adoro Monlight Fiesta, ouçam a gravação original com Ellington e Tizol na genial abertura do polar francês Série Noire com Patrick Dewaere. Só agora fiquei sabendo que Moonlight Fiesta se chamava também Puerto Rican Chaos. Gosto muito da versão de 1958 por Thelonious Monk e Clark Terry (flugelhorn) do álbum In Orbit. Para completar a manhã, ouçam (e vejam) a orquestra de Ellington em Caravan, com Tizol solando, Jimmy Hamilton à clarineta e um Ray Nance sensacional ao violino. E, enquanto preparo outra Bloody Mary, vamos à apoteose de Perdido no álbum de 1952 Ellington Uptown. Destaques: Clark Terry, o trombonista Lawrence Brown, os uníssonos dos naipes de trombone e de saxofone, a trocação dos trompetes e trombones, o baixo de Wendell Marshall, o piano de Ellington, o baterista Louis Bellson e os agudos estratosféricos do trompetista Cat Anderson no final, e as assistências do Duke ao piano e da bateria de Louis Bellson ao longo de toda a faixa. Em vez de Perdido, esta versão deveria se chamar Achado.

Nenhum pensamento

  1. Fala Mugiatti
    Isso por que você se esqueceu de escutar as lindíssimas “Gipsy Without A Song”, “Bakiff” (essa ainda mais espetacular na gravação de 1953) e “Pyramid”, do Tizol

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