Daisson Flach*, correspondente internacional da AmaJazz, começa seu cruzeiro jazzístico ao lado de Wynton Marsalis, David Sanborn, Marcus Miller… e nós vamos viajar junto.
Para ser lido ao som de David Sanborn, Eric Marienthal e Wycliffe Gordon em Basin Street Blues
Já estou preparado: camisa floreada, chapéu Panamá, máquina fotográfica, um charuto numa mão, um drinque na outra. Entrando num gigantesco festival de jazz. O visual é quase fake, exagerado, mas a proposta musical é verdadeira. Pelos próximos dias farei parte de um evento patrocinado pela Blue Note Jazz Clubs e pela Blue Note Records, em parceria com a Entertainment Cruise Productions. É a terceira edição do Blue Note at Sea, um cruzeiro que, partindo da Flórida, navegará uma semana pelo mar do Caribe, passando por Nassau, Riviera Maia, Key West e Cozumel. Serei eu e mais 1999 passageiros que teremos contato com o melhor do jazz contemporâneo, em múltiplos palcos, da manhã à madrugada. E os leitores da AmaJazz estarão ao meu lado, acompanhando tudo.

(Foto: CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)
– Pô, Marcus Miller, olha por onde anda! Ah, e avisa o Wynton Marsalis que aqui não é lugar para andar de gravatinha. A Lincoln Center Orchestra pode tocar de bermudas. It’s Caribe, for God’s sake! Aproveita e dá meus parabéns ao David Sanborn. E ele vai fazer aquelas entrevistas sensacionais? Aquele barbudo descabeladão de chapéu e óculos escuros não é o Don Was, presidente da Blue Note?
É isso aí. Esse será meu cotidiano pelo próximo dias, tombadilhando pelo Caribe e sendo testemunha do jazz de hoje e de amanhã representado pelo casting da Blue Note, com as mais diversas sonoridades que o selo abarca e a tradição de estar sempre na proa do que de mais relevante acontece. A bordo, dezenas de artistas apresentando seus trabalhos, participando de jam sessions e interagindo com o público em um cenário mais do que privilegiado. Estarão por lá o trompete do Terence Blanchard, o sax quente da louríssima Candy Dulfer (ou seria o sax loiro da quentíssima…) e mais Wynton Marsalis e a Orquestra do Lincoln Center, Robert Glasper, Jason Moran, Cécile McLoren Salvant, David Sanborn, Christian Scott, Eric Marienthal, Kandace Springs, Jose James e dezenas de outros, sob a curadoria de Marcus Miller e a supervisão entusiasmada de Don Was.
Embarque nessa viagem. Ponha seus óculos escuros, sirva seu drinque e vamos nessa!
*Daisson Flach é advogado e professor de direito mas – principalmente – jazzista e pianista, fã de Keith Jarrett, Chick Corea e Herbie Hancock