Chamamé atômico

Renato Borghetti e Yamandú Costa levam ao palco virtuosismo, emoção e cumplicidade musical

Para ser lido ao som de Borghetti & Yamandú
img-20180615-wa0017237995752.jpg
Ilustração: Gilmar Fraga

“O último show sempre é melhor”, me disse Renato Borghetti, no camarim, meia hora antes de subir ao palco para encerrar a pequena turnê que passou por três cidades e ontem se encerrava após duas apresentações em Porto Alegre. “É quando todos já estão mais entrosados e o repertório está afinado”, completou. E de fato foi isso que se viu na fria noite dessa quinta-feira quando Borghetti e Yamandú Costa, coadjuvados por Daniel Sá e Guto Wirtti, mostraram um dos mais bem idealizados e bem acabados shows apresentados na cidade nos últimos tempos.

Tudo vai num crescendo. Um Yamandú alegre e com saudades do pago – falando em pinhões e bergamotas – abre o espetáculo com uma peça em violão solo para em seguida engrenar a primeira ao lado de Borghetti. Se “tocar o chamamé é como mexer no fogo: ele acende de novo”, como definiu Yamandú, os músicos dão uma dimensão ainda maior à combustão. Neste chamamé atômico, sons e fúrias saem dos instrumentos e refletem ora o virtuosismo de dois grandes instrumentistas ora o bom humor e a cumplicidade de dois amigos e parceiros por mais de duas décadas.

Então, a partir da terceira música, já com o quarteto no palco, tudo se ilumina. As performances crescem ainda mais e o repertório parece integralmente ajustado, com Merceditas e Barra do Ribeirocomo destaques. Com uma concepção enxuta e musicalmente ajustada, o espetáculo é perfeito até na duração: 75 minutos, aí incluído o bis. Nada tão longo, tampouco curto. No formato exato.

Este slideshow necessita de JavaScript.

(A ilustração desta página é de Gilmar Fraga, e as fotos, de Manuela Zanon e Norberto Flach, outras testemunhas privilegiadas desse encontro musical.)

Anúncios

Autor: Márcio Pinheiro

Jornalista, roteirista, produtor cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s