Herói anônimo

Roberto Muggiati lembra Ernie Henry, mais um da lista dos “unsung heroes”

Para ser lido ao som de Ernie Henry em Last Chorus

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons
Ernie Henry, ao centro, de camisa branca, ao lado de Charles Rouse, Tadd Dameron e Fats Navarro

Em 29 de dezembro de 1957 morria aos 31 anos de overdose de heroína o sax-alto Ernie Henry. Outra noite eu vi – com um atraso imperdoável – o belo filme de Clint Eastwood As Pontes de Madison. Um sax-tenor pungente acompanha os créditos finais, pareceu-me familiar, mas demorei a reconhecer Coltrane, só quando escorreu pela tela a relação das músicas (por que deixam por último? O pessoal da limpeza do cinema quase sempre me enxota da sala…) vi que era Theme for Ernie, do álbum Soultrane.

E esta noite, véspera do aniversário da morte de Ernie, apareceu na tela do YouTube, por pura serendipidade, o próprio saxofonista, tocando All the Things You Are, no álbum póstumo The Last Chorus, o terceiro como líder, na verdade uma compilação. O alto de Henry não busca tocar “bonitinho” e tem o tom incisivo e raivoso de outros órfãos de Charlie Parker (morto em 1955), como Jackie McLean e Phil Woods.

Ernie Henry gravou nos grupos de Dizzy Gillespie, Fats Navarro, James Moody e Thelonious Monk. Participam de The Last Chorus, entre outros, Lee Morgan, Kenny Dorham, Benny Golson, Paul Chambers, Max Roach, Philly Joe Jones. Lançado em 1958, o álbum teve aclamação crítica. Scott Yanow, da revista Allmusic, escreveu: “No geral a música é ótima e, surpreendentemente, não tem nenhum ar de coisa inacabada. Leva a gente a desejar que Ernie Henry tivesse cuidado mais de sua saúde, pois começava a desenvolver uma sonoridade própria”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.