falaJazz | Bruce Henri

Foto: Arquivo Pessoal
Bruce Henri no Musée de la Musique em Paris, onde vive este Octabass do luthier Jean Baptiste Villaume. Construido em 1850, é um dos sete exemplares existentes no mundo. “Soa uma oitava abaixo do meu contrabaixo”, conta Bruce. (Foto: Arquivo Pessoal)

Americano de Nova York, com passagens pela Espanha e pela Inglaterra, o andarilho Bruce Henri veio para o Brasil com a família no final dos anos 60. Nos últimos quatro anos tem morado em Portugal, seguindo um caminho artístico que começou com as bandas Outcasts (com o qual gravou um LP pela Elenco) e Soma (com outro LP, pela Red Bird Records) e passou por parcerias com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé, Naná Vasconcelos, Raul Mascarenhas e Tom Jobim. Na década de 90, lançou os CDs Bruce Henry (1991), Equatorial Blues (1993) e Búzios Live (1995), gravado na pousada que mantinha no litoral fluminense. Seu disco mais recente é Villa’s Voz, em que aproxima Villa-Lobos do jazz. Fala aí, Bruce:

Você circula entre rock, blues, MPB, Villa-Lobos… Onde entra o jazz?

Circulo entre muitas mas é tudo música (você esqueceu ainda tangos, fados, erudito e etceteras) e a maneira que interpreto isso tudo é onde vive o jazz, e o swing está nos silenciosos entre semínimas.

Você mora em Portugal. Como é a cena jazzística portuguesa?

Moro aqui há quase 5 anos. A cena jazz é um pouco ortodoxa demais para meu gosto, muito “igreja do jazz” e “vaca sagrada”. Mas os músicos são excelentes.

Algum baixista de jazz foi fundamental na tua opção pelo instrumento?

O fato de eu tocar contrabaixo foi pura sorte. O instrumento é que me escolheu. Mas admiro muito Gary Peacock (pela sonoridade e articulação), Ray Brown (pela sonoridade e melodia), Paul Chambers (pela sonoridade e trabalho de arco) e Dave Holland, por ser o musico que é que participou de tanta coisa e por ser um cara genial.

Anúncios

Autor: Márcio Pinheiro

Jornalista, roteirista, produtor cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s