Balada Sangrenta, com Jimmy Cliff, foi o filme que colocou a Jamaica no mapa do cinema Blaxploitation
Para ser lido ao som da trilha sonora de The Harder They Come

Jimmy Cliff, morto hoje aos 81 anos, merece ser lembrado também como ator, protagonista de The Harder They Come (no Brasil, Balada Sangrenta, mesmo título de um filme de Elvis Presley de 1958), drama policial e musical que colocou a Jamaica no mapa do cinema blaxploitation. Lançado em 1972, quando Jimmy tinha 28 anos, o filme é dirigido por Perry Henzell – um cineasta branco, descendente de uma antiga família inglesa que fez fortuna cultivando cana-de-açúcar em uma fazenda perto de Kingston – tem roteiro de Trevor D. Rhone.
Na trama, Cliff é Ivanhoe “Ivan” Martin, jovem pobre que vive na zona rural e resolve se mudar para Kingston. Em meio a aventuras e romances, Ivan tenta emplacar sua música, no caso, The Harder They Come, mas precisa enfrentar a pressão e a corrupção de traficantes e de empresários inescrupulosos. O enredo tem muito de biográfico, mostrando as dificuldades que jovens como Cliff enfrentava nas favelas da capital jamaicana.
Claro que a trilha sonora merece grande destaque. Jimmy Cliff interpreta as canções principais do longa-metragem (a faixa-título e também You Can Get It If You Really Want e Many Rivers to Cross. Outra canção que posteriormente faria grande sucesso seria Rivers of Babylon, interpretada pelo grupo Melodians.
