Stacey Kent & Danilo Caymmi embalados por sopros e cordas
Tão presente obra do compositor que nos deixou há 30 anos num 8 de dezembro, a flauta imperou na noite de ontem, no Vivo Rio. Em muitos momentos de “Um Tom sobre Jobim” eram quatro, com as de Andrea Ernest Dias e Alexandre Caldi reforçadas pelas do também cantor Danilo Caymmi e do também saxofonista Jim Tomlinson. O violoncelo (outro instrumento fundamental na arquitetura sonora do homenageado) de Iura Ranevsky e o violão (ótimo) do também diretor musical Flávio Mendes completavam a banda de Stacey Kent e Danilo. Vozes, sopros e cordas a serviço da emoção.
Soaram bem as 19 (sendo que “Chega de saudade” volta no bis) canções de Jobim selecionadas, mesmo que sem seu piano, e sem percussão. Stacey alternou as letras originais, com o sotaque carregado, e algumas das versões em inglês – e ainda a em francês de Georges Moustaki para “Águas de março -, em duetos com Danilo ou solo. Enquanto Tomlinson, além de eventuais intervenções, teve direito à versão instrumental de “Samba de uma nota só”.
Na sequência, ontem, “Um Tom sobre Jobim” foi de “Chega de saudade”, “Água de beber”, “Bonita”, “Ela é carioca”, “Luiza”, “Tema de amor para Gabriela”, “Samba do avião”, “Estrada do sol”, “Por causa de você”, “Falando de amor”, “Samba de uma nota só”, “Imagina”, “Retrato em branco e preto”, “Dindi”, “Insensatez”/How insensitive”, “A felicidade”, “Les eaux de mars”/Águas de março”, “Se todos fossem iguais a você”, “Corcovado”/”Quiet nights”, “Chega de saudade”. Stacey Kent e Danilo Caymmi

Ainda sobre flautas, terminado o concerto, ao reencontrar no camarim Andrea, fiquei sabendo do recente e cativante “Quarteto”, disco instrumental que, no momento, roda muito bem ao fundo, em looping. Andrea Ernest Dias (flauta, flautim, flauta em sol e flauta baixo) Quarteto, completado por Miguel Dias (baixo e arranjos), Pedro Carneiro Silva (piano) e Felipe Larrosa Moura (bateria), passeando por Moacir Santos (“Nanã” e “Mãe Iracema”), Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho (“Nasci pra sonhar e cantar”), três da parceria de Cláudio Santoro (que Jobim tanto gostava) com Vinicius (“Acalanto da rosa”, “Em algum lugar” e “Amor que partiu”) e, para fechar, outro que partiu cedo, Letieres Leite (“Professor iluminado”). Está nas plataformas de streaming.

