Tárik de Souza recorda um velho disco de Tom Waits, cantor que com sua voz de bardo de sarjeta nos dá o seu bafo de talento de blues etílico
Para ser lido ao som de Tom Waits em Heartattack and Vine
Heartattack and Vine é o sétimo disco que o cantor/autor/ator Tom Waits comparece com sua voz de bardo de sarjeta e nos dá o seu bafo de talento de blues etílico. Para um marginal militante com uma voz que aderna entre Louis Armstrong e Nelson Cavaquinho não deixa de ser um espanto. Antes desse disco, Tom Waits tornou-se conhecido no Brasil pelos discos Raindogs, Frank’s Wild Years e pela trilha sonora do filme de Francis Ford Coppola, One From the Heart (O Fundo do Coração).
Heartattack and Vine grampeia blues enfumaçados e canções bordadas por violinos num mosaico de paixões destroçadas e cenas de rua. O disco marcou uma virada na carreira de Waits quem começou em 1973 com Closing Time aos 23 anos num cenário sonoro entre o blues e o folk. “Foi a primeira vez que permiti ao baterista usar baquetas no lugar de vassourinhas”, pilheriou ele numa entrevista em 1980, no Zoetrope Studio de Coppola, durante as filmagens de One From the Heart. Apesar das trovoadas vocais de faixas cadentes como Downtown, entrecortada de órgão, ou a catatônica Ruby’s Ars, onde se revezam marés de metais e cordas, o disco foi gravado em atmosfera light – para os padrões waitianos, claro. “Tentei ficar mais clean, até em termos de higiene pessoal”, admitiu a sério. “Parei de fumar durante as gravações e só bebo meu vinho favorito, Carlo Rossi chablis”.
On the Nickel, o tema do filme de Ralph Waite vem envelopado em violinos (“Sua mãe está morta e eu canto este lullaby para você”) enquanto a balada Jersey Girl, pontuada por um shalalala aparece em sua virulência original, sombreando a versão posterior do megastar Bruce Springsteen. O ator destrambelhado de Daunbailó e Rumble Fish faz um tipo a cada giro da agulha, descontado a instrumental In Shades onde toca apenas guitarra. Lírico a milhas da pieguice, Waits traça o rumo das almas devastadas, com um toque retrô à margem da tecnologia de ponta.

